A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo, anunciou nesta semana a retomada de um "estudo funcional" para uma ligação entre a região do ABCD e Guarulhos, o que seria uma terceira conexão norte-sul no sistema de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo. A novidade seria a adoção de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na nova linha. A informação foi divulgada pelo jornal "Guarulhos Hoje" e confirmada pela empresa.
O estudo não traz detalhes sobre o número e local das estações, que "serão definidos no desenvolvimento dos projetos básico e executivo, sem prazo de execução", segundo o jornal. A futura Linha-14 Ônix também não tem orçamento definido. Em Guarulhos, a estação estaria localizada no Conjunto Cecap, perto do Aeroporto de Cumbica e em conexão com a Linha 13-Jade, em início de operação.
Segundo a matéria, a opção pelo VLT traria menos ruído e poluição atmosférica à região, além de ser uma infraestrutura mais leve, se comparada à dos trens. Mas, simultaneamente, outra empresa do governo paulista, a EMTU, também está desenvolvendo o projeto de um corredor de ônibus entre a região de São Mateus e Guarulhos, com cerca de 22 km de extensão.
Projeto antigo
No entanto, a notícia pode ser apenas uma peça de propaganda eleitoral. Em 2012, o Mobilize já havia publicado o traçado definido pela CPTM para a tal linha de VLTs Guarulhos-ABC. A matéria (clique e leia) trazia detalhes de traçado, estações e, inclusive, das negociações com os governos municipais.
Leia também:
Em 2014: SP: Guarulhos só terá metrô a partir de 2018, diz Alckmin
Em 2015: Governo revê cronograma e metrô até Guarulhos fica para 2020
Em 2012: SP: Sem metrô, Guarulhos faz projeto para trem urbano