Cerca de 1,5 milhão de cidadãos holandeses possui algum tipo de deficiência física e 55% deles têm dificuldade em encontrar um emprego remunerado.
Para ajudar a mudar essa realidade, a Ford Holanda desenvolveu o HandiCab – primeiro serviço de táxi do mundo, garante a empresa, feito somente com motoristas deficientes. O nome é um trocadilho entre as palavras handicap (deficiente) e cab (táxi). O objetivo é mudar qualquer percepção negativa sobre as competências e capacidades que o público possa ter em relação aos deficientes.
Três pessoas foram convidadas a dirigir o HandiCab: Tim de Vries (atleta paralímpico que perdeu uma perna), Debbie van der Putten (modelo que não possui um braço) e Sebastiaan Nieuwenhuizen (veterano de guerra que também perdeu uma perna). Eles ofereceram mais de 100 viagens por dia e o valor cobrado era simples: deixar os preconceitos de lado e confiar no motorista.
Na condução dos táxis um atleta paralímpico, uma modelo sem um braço e um veterano de guerra sem uma perna. Foto: Divulgação Ford
Confira o vídeo desta ação clicando aqui.
Leia também:
Frota adaptada a deficientes não é cumprida em 88% das cidades
Em Porto Alegre, paradas de ônibus terão informações em braile
Usuários flagram rampa com degraus e terminais sem acessibilidade no Piauí
Acessibilidade no VLT de Santos (SP) será melhorada, diz EMTU
Sem medo, sem limites, um bate-papo com Sarah Houbolt