A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) divulgou na sexta-feira (13) a nova versão do edital para a expansão da linha de VLT Santos-São Vicente, no litoral paulista. Trata-se do trecho Conselheiro Nébias – Valongo, na área histórica de Santos, já na região portuária. O novo documento não altera o trajeto a ser percorrido, o número de estações projetadas e nem os prazos divulgados anteriormente.
Segundo fontes da EMTU, a revisão aprimorou o conteúdo do edital anterior a partir de questionamentos e sugestões técnicas enviadas por interessados em participar do processo licitatório. O novo trecho terá 8 km de extensão e 14 estações de embarque e desembarque. A entrega das propostas está marcada para o dia 28 de agosto e as obras têm previsão de início até o fim deste ano, com prazo de 30 meses. O investimento total no trecho está previsto em R$ 280 milhões.
Traçado do VLT da Baixada e novo trecho, em amarelo
A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015, incialmente apenas na cidade de São Vicente. Numa segunda fase, entre 2016 e 2017, o sistema chegou a 11,5 km de extensão, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Quando estiver completa, a linha com seus dois trechos atenderá a cerca de 70 mil passageiros por dia, conforme as previsões da EMTU.
Leia também:
São Paulo terá ciclovia para a Baixada Santista
VLT de Santos cai no gosto dos usuários e amplia horário
Brasil ganhou apenas 30 km de trilhos urbanos em 2017
Acessibilidade no VLT de Santos (SP) será melhorada, diz EMTU