Buracos em rua de Porto Alegre expõem antigos trilhos do bonde

Trecho esburacado na rua Voluntários da Pátria, no centro da capital gaúcha, deixam à mostra o passado do transporte público e até o velho calçamento de pedras da capital

Notícias
 

Fonte: Gaúcha ZN  |  Autor: Marina Pagno  |  Postado em: 10 de julho de 2018

Asfalto danificado fica nas proximidades do Cameló

Asfalto danificado fica nas proximidades do Camelódromo

créditos: Omar Freitas/Agência RBS

 

Um trecho da rua Voluntários da Pátria, no centro histórico de Porto Alegre, está permitindo revisitar o passado da cidade: é que os trilhos do antigo bonde, que operou na capital no início do século 20, voltaram a aparecer em meio ao asfalto danificado da via, nas proximidades do Camelódromo, entre a praça Rui Barbosa e a rua Chaves Barcelos.

 

Na região conhecida pelo comércio de rua, com grande movimento de pedestres, o trecho esburacado é também passagem dos ônibus que fazem ponto final no centro popular de compras. 

 

A pista está tão deteriorada, com buracos e desníveis no trecho, que, além dos trilhos do bonde estarem à mostra em pelo menos dois locais da rua, o antigo calçamento que revestia a via também já é visível.

 

A divisão de conservação de vias públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informa que deve programar a manutenção no local nos próximos dias, havendo condições climáticas para executar o serviço. Para isso avisa que está providenciando também alterações de trânsito, incluídas no cronograma da obra.

 

Bondes pararam de circular em 1970 na capital do RS. Foto: Acervo Memória Carris/Allen Morrison


História 

Os bondes elétricos começaram a operar em Porto Alegre em março de 1908, segundo a Companhia Carris. Os "anos de ouro" dos bondes na capital foram entre as décadas de 1950 e 1960, quando a empresa possuía 229 carros à disposição. E em março de 1970 saíram de circulação. Depois disso, os trilhos permaneceram escondidos pelo asfalto nas diversas vias por onde trafegavam as composições elétricas. E vieram então os ônibus, que passaram a ocupar o lugar de principal meio de transporte coletivo da cidade.

 

Leia também:
Em Porto Alegre, paradas de ônibus terão informações em braile
O bonde, de novo na pauta
Há 50 anos, a última viagem de bonde em SP. Mas ele pode voltar como VLT
Os bondes, barcas e trens que fizeram o Rio de Janeiro

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário