Um trecho da rua Voluntários da Pátria, no centro histórico de Porto Alegre, está permitindo revisitar o passado da cidade: é que os trilhos do antigo bonde, que operou na capital no início do século 20, voltaram a aparecer em meio ao asfalto danificado da via, nas proximidades do Camelódromo, entre a praça Rui Barbosa e a rua Chaves Barcelos.
Na região conhecida pelo comércio de rua, com grande movimento de pedestres, o trecho esburacado é também passagem dos ônibus que fazem ponto final no centro popular de compras.
A pista está tão deteriorada, com buracos e desníveis no trecho, que, além dos trilhos do bonde estarem à mostra em pelo menos dois locais da rua, o antigo calçamento que revestia a via também já é visível.
A divisão de conservação de vias públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informa que deve programar a manutenção no local nos próximos dias, havendo condições climáticas para executar o serviço. Para isso avisa que está providenciando também alterações de trânsito, incluídas no cronograma da obra.
Bondes pararam de circular em 1970 na capital do RS. Foto: Acervo Memória Carris/Allen Morrison
História
Os bondes elétricos começaram a operar em Porto Alegre em março de 1908, segundo a Companhia Carris. Os "anos de ouro" dos bondes na capital foram entre as décadas de 1950 e 1960, quando a empresa possuía 229 carros à disposição. E em março de 1970 saíram de circulação. Depois disso, os trilhos permaneceram escondidos pelo asfalto nas diversas vias por onde trafegavam as composições elétricas. E vieram então os ônibus, que passaram a ocupar o lugar de principal meio de transporte coletivo da cidade.
Leia também:
Em Porto Alegre, paradas de ônibus terão informações em braile
O bonde, de novo na pauta
Há 50 anos, a última viagem de bonde em SP. Mas ele pode voltar como VLT
Os bondes, barcas e trens que fizeram o Rio de Janeiro