A Prefeitura de São Paulo publicou ontem (5) no site da CET/SP uma norma para a demarcação e sinalização das áreas para estacionamento de bicicletas compartilhadas sem estações (dockless).
A publicação procura atender à demanda surgida com a chegada, em agosto próximo, de três operadoras de bikes sem estações - Yellow, Mobike e Serttel - que prometem trazer dezenas de milhares de novas magrelas para as ruas da capital paulista.
Bicicletas "dockless" são uma ideia interessante para permitir a livre circulação dos usuários sem a necessidade de encontrar estações de retirada e entrega. Mas, como se viu em vários países do mundo, podem gerar grandes problemas quando largadas em qualquer ponto de uma calçada.
A nova norma estabelece critérios para a localização e sinalização desses pontos de estacionamento da bikes, que deverão estar próximos a estações de metrô, trens e terminais de ônibus. Há previsão de áreas no leito da via (veja imagem acima), ocupando vagas de estacionamento, e também áreas sobre as calçadas. Neste último caso, diz o documento, as bicicletas não poderão atrapalhar a circulação dos pedestres.
O documento completo pode ser consultado no site da CET/SP em www.cetsp.com.br
Leia também:
A invasão das bicicletas sem estações
Mais bicicletas "dockless" no Brasil, agora da Serttel
Bikes compartilhadas sem estações fracassam em Paris