São Paulo publica norma de sinalização para bicicletas sem estações

Documento prevê a locação e os padrões de sinalização para locais de estacionamento das bikes "dockless". Operadoras planejam iniciar atividades em agosto

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de julho de 2018

Exemplo de sinalização em área que ocupa parte da

Exemplo de sinalização em área que ocupa parte da pista

créditos: Reprodução CET/SP

A Prefeitura de São Paulo publicou ontem (5) no site da CET/SP uma norma para a demarcação e sinalização das áreas para estacionamento de bicicletas compartilhadas sem estações (dockless).

 

A publicação procura atender à demanda surgida com a chegada, em agosto próximo, de três operadoras de bikes sem estações  - Yellow, Mobike e Serttel  - que prometem trazer dezenas de milhares de novas magrelas para as ruas da capital paulista.

 

Bicicletas "dockless" são uma ideia interessante para permitir a livre circulação dos usuários sem a necessidade de encontrar estações de retirada e entrega. Mas, como se viu em vários países do mundo, podem gerar grandes problemas quando largadas em qualquer ponto de uma calçada. 

 

A nova norma estabelece critérios para a localização e sinalização desses pontos de estacionamento da bikes, que deverão estar próximos a estações de metrô, trens e terminais de ônibus. Há previsão de áreas no leito da via (veja imagem acima), ocupando vagas de estacionamento, e também áreas sobre as calçadas. Neste último caso, diz o documento, as bicicletas não poderão atrapalhar a circulação dos pedestres.

 

O documento completo pode ser consultado no site da CET/SP em www.cetsp.com.br

 

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