O projeto funcional e o projeto executivo já foram contratados pelo Governo do Estado, que tentará colocar a expansão dentro da licitação da segunda fase da linha 4.
Alckmin disse estar muito otimista em relação a expansão do Metrô até Taboão da Serra. “A Linha 4 do Metrô nós já entregamos a primeira fase, que vai até o Butantã. A segunda fase ela já está toda licitada e vai começar no ano que vem. Aí nós levaremos o Metrô até São Paulo-Morumbi, perto do estádio e Vila Sônia. Isto já está previsto, está contratado. O que não estava previsto é ir até Taboão da Serra, que é o nosso objetivo”.
De acordo com o governador, já foi determinado que fosse feita a contratação dos dois projetos, essenciais para detalhar por onde a linha irá passar, o número e locais das estações e também o número de usuários atendidos. “Nós já determinamos a contratação do projeto funcional e do projeto executivo, que é a primeira etapa e vamos fazer imediatamente”.
Segundo Alckmin, a proposta, para acelerar a expansão até Taboão da Serra será colocar o trecho dentro da licitação já existente. “Se for possível fazer no próprio contrato da linha 4, fica mais fácil. Senão nós vamos relicitar e fazer esse pedaço, mas é nosso compromisso fazê-lo. Por isso nós vamos, pra ganhar tempo, fazer o projeto funcional e projeto executivo da Vila Sônia até Taboão”.
Alckmin disse que o projeto funcional vai mostrar quantas estações até Taboão da Serra o novo percurso terá. “Pode ser que tenha uma, pode ser duas. Isso quem vai determinar é o projeto funcional”, disse. Esse mesmo projeto que irá determinar o local onde será instalada a estação na cidade.
Pirajuçara
O prefeito Evilásio Farias disse que acredita na palavra do governador Geraldo Alckmin sobre a expansão do Metrô até Taboão da Serra. “O Geraldo Alckmin é uma pessoa séria, sempre cumpre o que promete. Quando ele anuncia [algum projeto], ele anuncia com responsabilidade, com consistência e com segurança”.
Mas o prefeito Evilásio faz uma ressalva. Ele diz que só considera que o Metrô vai chegar, efetivamente, até cidade se for até o Pirajuçara. “Eu não considero, pra mim, Metrô em Taboão da Serra até a porta, não vai resolver muito o nosso trânsito interno. Metrô pra mim será quando percorre todo o longo da BR-116 e a Estrada Kizaemon Takeuti, aí sim vai atender 100% do município”.
Leia também:
Alckmin garante que Metrô chega a Taboão da Serra até 2014