Os participantes do Velo-City, maior conferência de mobilidade urbana sobre duas rodas do mundo, que acontece até amanhã (15) no Píer Mauá, no Rio, resolveram mostrar, na prática, como é possível fazer da bicicleta um meio de transporte para transitar pela cidade.
Nesta quarta (13), centenas de participantes desta que é a primeira edição sul-americana do evento, subiram em seus bikes coloridas e tomaram conta das ruas do Centro do Rio. Foi a pedalada "Bike Parade", conforme chamada pela organização do evento, que reuniu uma multidão pedalando pela Avenida Rio Branco até o Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.
"Num momento de crise, como o da greve dos caminhoneiros, muita gente usou a bicicleta para se locomover. Dessas pessoas, com certeza, algumas perceberam que é fácil ir para o trabalho pedalando e resolveram adotar a prática. Mas é preciso que a malha cicloviária da cidade seja eficiente: interligada, munida de bicicletários e com conexão com transportes públicos", afirmou José Lobo, fundador da Ong Transporte Ativo e um dos organizadores do evento.
O Velo-City é uma promoção da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) em parceria com a prefeitura do Rio.
Expansão a passos lentos
Apesar de extensa, com 450 km, a malha cicloviária do Rio deixa a desejar no quesito eficiência. Ela não tem recebido atenção do município desde o início da gestão de Marcelo Crivella, que ainda não expandiu as pistas exclusivas para ciclistas.
A previsão é que sejam construídos 20 km de ciclovias/ciclofaixas até 2020. Mas, embora o prefeito atribua o pequeno crescimento à crise financeira, durante o evento representantes de cidades como Paris e Copenhague mostraram que há soluções de baixo custo.
Na capital dinamarquesa, por exemplo, onde há 600 mil habitantes e 379 km de ciclovias, 43% das viagens para o trabalho ou para a escola são feitas por bicicleta. Segundo Cristophe Najdovski, vice-prefeito de Paris e presidente da ECF, na capital francesa o número de ciclistas aumentou 13% no ano passado. E o volume de tráfego de automóveis (hoje, 600 mil por dia) vem diminuindo 4,5% a cada ano:
"Não é só uma questão de dinheiro, mas de como você quer que a sua cidade seja. Em grandes avenidas de Paris, transformamos faixas de veículos em faixas para bicicleta, para que as pessoas passem a pedalar", disse o gestor da capital francesa.
Galeria de fotos
O Mobilize participou e fotografou a pedalada Bike Parade, e outras atrações do Velo-City, além de eventos ocorridos no Rio de Janeiro durante a semana passada que destacaram a bicicleta, como o Bicicultura. Veja as imagens de Marília Hildebrand, na galeria.
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