Linhas mais antigas do Metrô de SP ganharão portas nas plataformas

Em audiência pública na quarta-feira (6), o Metrô detalhou o edital de aquisição e instalação de 88 fachadas em 36 estações. Expectativa de instalação é até final de 2023

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Fonte: Metro Jornal/ Metrô CPTM  |  Autor: André Vieira  |  Postado em: 12 de junho de 2018

Estação Oscar Freire (Linha 4), que tem portas na

Estação Oscar Freire (Linha 4), que tem portas na plataforma

créditos: MetrôCPTM

 

Até agora, as portas nas plataformas são realidade em apenas algumas das estações mais novas do Metrô de SP. Mas o equipamento, que impede o acesso dos passageiros aos trilhos e é programado para abrir só na área destinada ao embarque e desembarque, deverá ser instalado também nas plataformas das linhas mais antigas da rede. 

 

O projeto da companhia prevê a instalação de 88 destas fachadas em 36 das estações mais movimentadas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os pontos de parada com apenas uma plataforma (esquerda e direita), caso da estação Conceição, terão dois conjuntos, um de cada lado. E as estações com integração, como Paraíso e República, terão quatro. A Sé ganhará 8 portas. Na quarta-feira  passada (6), a empresa detalhou o projeto em audiência pública.

 

Por razões não esclarecidas pelo Metrô, paradas movimentadas como Jabaquara, Tucuruvi (Linha 1), Corinthians-Itaquera e Barra Funda (Linha 3) não fazem parte desse contrato.

 

Portas em 2023

A expectativa é de que a licitação seja lançada em julho ou avance pelo segundo semestre e o contrato seja assinado no começo do ano que vem. O vencedor terá 56 meses – quatro anos e meio – para instalar as portas e implantar simulador de testes e centro de monitoramento. Ou seja, nessa perspectiva, o trabalho seria concluído por volta do final de 2023.

 

O valor do investimento não foi informado pelo Metrô. No início do ano, o governo do estado publicou projeto de lei em que pede autorização da Assembleia Legislativa para usar US$ 111 milhões (R$ 408 milhões na cotação de segunda-feira) que sobraram de um financiamento da linha 5-Lilás para usar na colocação das portas nas plataformas – que teria gasto total de R$ 454,8 milhões, ainda de acordo com o texto.

 

Benefícios

Embora não seja tão comum nos metrôs mundo afora, as portas de plataforma têm várias utilidades, entre elas evitar atrasos por conta de interferências de usuários no fechamento das portas, e o principal, evitar quedas nas vias e acidentes graves. Sua implantação, no entanto, não é tão simples. É preciso preparar a plataforma para receber todo o peso do equipamento, além de sistemas que interajam com os trens para sincronizar a abertura e fechamento de ambas as portas.

 

“A porta de plataforma aumenta a eficiência do Metrô, pois torna quase impossível que o passageiro provoque qualquer interferência nos trilhos”, afirmou o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto. Por interferência, Machado cita desde um lixo jogado nos trilhos até um acidente com pessoas que caem, são empurradas ou tentam suicídio. 

 

“Qualquer incidente assim pode provocar um efeito cascata e atrasar todas as viagens e levar ao caos. Quando se reduz a chance de incidentes, as viagens ocorrem dentro do planejado e o sistema funciona melhor”. Como os pontos de parada mais antigos não foram projetados para terem portas nas plataformas, o secretário acredita que as obras possam demandar mais ajustes. “Além disso, como as estações estão em funcionamento, o horário de trabalho ficará restrito à madrugada.”

 

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