Quem pedala pela cidade, ou quer começar na mobilidade ativa, sempre se depara com esta que é uma das primeiras preocupações do ciclista: saber onde guardar sua bike com segurança. Este tipo de informação, que tem tudo para estimular o uso da bicicleta nas cidades, não é no entanto fácil de achar.
Foi pensando nisso que um grupo de ciclistas no Rio Grande do Sul - desenvolvedores, designers e arquitetos - criaram o 'bike de boa', um site de mapa colaborativo, bastante acessível e disponível para uso no computador e no celular.
A arquiteta Hannah Kny, que esteve no Bicicultura no Rio na semana passada, conversou com o Mobilize sobre a plataforma. "Adotamos uma tecnologia nova, para que ficasse bem fácil ao ciclista de usar. Funciona como aplicativo, mas com o ícone direcionado direto para a internet, ou seja, não precisa baixar um programa na tela do celular. Além disso, o banco de dados é livre, e qualquer pessoa pode acessar, adicionar ou editar os dados, por exemplo se estiver passando por um bicicletário e quiser corrigir ou atualizar uma informação", explica Hannah.
O mapa colaborativo foi lançado inicialmente em Porto Alegre e agora já está presente em 56 cidades do Brasil, com a informação de 2.600 bicicletários inseridos, disse a arquiteta.
O trabalho de atualização é contínuo, e sempre que alguém da equipe participa de um evento, como os que estão agitando o Rio de Janeiro desde a semana passada, vai atrás de novos mapeamentos de bicicletários que possam ser incorporados no site, observa Hannah.
Para ter a plataforma na tela inicial do seu celular, basta selecionar um navegador e seguir os passos na página como instalar do 'bike de boa'.
Leia também:
Como envolver o poder público na segurança dos ciclistas
Bicicleta melhora atividade motora de doentes neurológicos
Rio receberá encontro latino-americano de bikes compartilhadas
Primeira estação de bikes dentro de terminal é inaugurada em SP