O Metrô de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (4) que irá inaugurar cinco estações em julho. Quatro delas são da Linha 5-Lilás e uma da Linha 15-Prata do monotrilho.
Na Linha 5-Lilás, devem ser entregues no próximo mês as estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. A última estação dessa linha, Campo Belo, tem data mantida para dezembro de 2018, mas, ainda com obras em pleno andamento, dificilmente esse prazo deverá ser cumprido.
Na Linha 4-Amarela, a estação São Paulo-Morumbi, que estava prevista para julho, agora é prometida para o final deste ano, ou seja, até o dia 31 de dezembro. Já a estação Vila Sônia, que deveria estar pronta em 2019, foi remarcada e a entrega deve vir somente em 2020. A Linha 4, é bom lembrar, teve suas obras iniciadas há 14 anos, em 2004.
Já a Linha 15-Prata do monotrilho tem previsão de entrega de uma estação, Jardim Planalto, mantida para julho também. Outras estações - Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus - devem abrir as portas em setembro, segundo o governo.
Outra linha em monotrilho, a 17-Ouro, deveria ter sido concluída a tempo para a Copa do Mundo de 2014. A atual meta de entrega do trecho entre Congonhas e Morumbi, porém, é 2019.
Trens
Também há expectativa quanto ao sistema de trens da Grande São Paulo. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa que, no momento, apenas a Linha 9-Esmeralda passa por obras de extensão da linha, e a entrega das intervenções será no segundo semestre de 2019.
Outra notícia divulgada pela CPTM é que o trem da Linha 13-Jade, ligando a zona leste de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana, já opera em horário comercial a partir desta segunda-feira (4).
Leia também:
Panes no Metrô de SP aumentaram 29% em um ano
Metrô de SP abrirá seis novas estações nesta semana
Linha 15-Prata do Metrô: edital de concessão é autorizado
Metrô de SP inaugura estação Eucaliptos na linha 5-Lilás
Uma estação a mais no metrô de SP: o ritmo segue lento