Sem filas: novo aplicativo faz recarga de Bilhete Único de SP pelo celular

App OnBoard, criado por aluno da UFSCar, facilita a vida do usuário ao concentrar funções e serviços no celular, dispensando cartões, bilhetes e passes de transporte

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / UFSCar  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de maio de 2018

Luiz Mattos, idealizador do aplicativo OnBoard

Luiz Mattos, idealizador do aplicativo OnBoard

créditos: MobiLab

 

Já está disponível no mercado o aplicativo OnBoard, que permite ao usuário não ter que enfrentar filas para recarregar o Bilhete Único usado no sistema de transporte da cidade de São Paulo. A ferramenta segue a tendência cada vez maior de concentração de serviços e funções no celular. 

 

O novo app foi desenvolvido por Luiz Renato Mattos, graduado em Administração da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como trabalho de conclusão de curso. A manutenção é feita pela equipe da startup OnBoard Mobility, fundada e gerenciada por Mattos e seu colega Marcel Cunha, graduado em  Ciência da Computação também pela UFSCar. A empresa está instalada no Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo (MobiLab).

 

O aplicativo - que também permite ao usuário realizar recargas de celular no Brasil todo - está disponível nas lojas virtuais Apple Store (para iOS) ou Google Play (Android) e no site. Após baixar o aplicativo no celular, o usuário deve cadastrar um cartão de crédito para poder abastecer o Bilhete Único. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, todos os dados de pagamento ficam salvos de forma segura por uma empresa certificada e responsável pelo processamento das transações. "Em breve, também estarão disponíveis as opções de cartão de débito, boleto e até dinheiro, num projeto extremamente inovador", adianta Mattos. 

 

Bike Coins

OnBoard não cobra taxa de conveniência e dispõe de canais de atendimento via chat e WhasApp. Além dessas facilidades, outra inovação para quem usa o OnBoard são as Bike Coins, um programa de recompensa ao usuário de bicicletas: o OnBoard é capaz de contabilizar a distância percorrida toda vez que o usuário utiliza sua bicicleta e, assim, gera créditos dentro do aplicativo, que poderão ser usados para recarregar o cartão de transporte público. 

 

Antes do aplicativo, a startup OnBoard Mobility já tinha desenvolvido outra solução pioneira para usuários do transporte público, já implantada na cidade de São Paulo: o Bipay. Segundo Mattos, trata-se do primeiro chatbot para recarga de créditos de transporte do mundo. O chatbot funciona como um assistente virtual: basta acessá-lo pelo bate-papo na página do Bipay no Facebook  e seguir os passos indicados pelo robô virtual para concluir a recarga do Bilhete Único. 

 

Tanto o aplicativo OnBoard quanto o chatbot Bipay prestam o mesmo serviço, mas em canais diferentes; ambos têm atraído em média 200 novos usuários por semana. "E na primeira semana de lançamento do Bipay, fomos procurados por 22 cidades interessadas na implementação. Estamos em negociações com cidades da grande São Paulo, do interior do Estado, e com outras três capitais e suas regiões metropolitanas", revela Mattos. 

 

Por enquanto, ambos os serviços - que funcionam de forma independente - estão carregando o Bilhete Único de São Paulo e fazendo recargas de celular no Brasil todo.

 

App permite concentrar vários serviços concentrados no celular. Imagem: Reprodução

 

Leia também:
11 aplicativos de carona solidária para você gastar menos
Aplicativo que ajuda usuários do transporte público chega a Osasco
Aplicativo Pedala SP agora calcula rotas com prioridade às ciclovias
Aplicativo permite que usuário avalie o transporte no Rio

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário