Inaugurado em 1901, o Schwebebahn, monotrilho de Wuppertal, na Alemanha, é um dos sistemas de transporte urbano mais curiosos do mundo. A "ferrovia suspensa de trilho único" foi inventada pelo engenheiro Eugen Langen em 1898, mas a implantação da linha foi iniciada dois anos mais tarde, por iniciativa do Kaiser Wilhelm II. O imperador estava tão convencido sobre o futuro dessa novidade que participou pessoalmente de um test-drive em 24 de outubro de 1900, percorrendo os 13 km da linha, entre Elberfeld a Vohwinkel.
Estação suspensa, foto de 1913
Hoje o Schwebebahn transporta cerca de 80 mil passageiros por dia, 26 milhões por ano, e já contabiliza quase 2 bilhões de passageiros desde a sua abertura. São vinte estações e uma linha suspensa inteiramente estruturada com peças de aço. Os carros circulam 12 metros acima da superfície do rio Wupper e 8 metros acima das ruas. Após um grave acidente nos anos 1990, o sistema foi inteiramente modernizado, com a remodelação da estrutura de suporte, e em 2015 passou a operar com uma terceira geração de carros, que substituiu a anterior, dos anos 1970.
Periodicamente a operadora realiza viagens comemorativas com antigos veículos, inteiramente restaurados, como mostra o filme da Bridge Video.
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