Famosa pela cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção, a Holanda é um dos países com menor número de automóveis no mundo: 0,52 carros por pessoa. O país ainda pretende chegar ao ano de 2030 com toda a sua frota de carros livres de emissões. Não é de se surpreender então que seja na pequena nação que fica uma pitoresca cidade - Giethoorn - onde não há carros. Ou estradas.
Localizada na província de Overijssel, a cerca de 90 minutos da capital Amsterdã, Giethoorn tem 2.600 mil habitantes, e é cortada por tranquilos canais. A pequena cidade medieval só é acessível de barco e é chamada pelos locais de "veneza holandesa", por ter cerca de 90 km de canais e 180 pontes que ligam casas, restaurantes, hotéis e museus. Por lá, até o correio é entregue via embarcações.
Como os carros têm que ficar estacionados fora da cidade, os visitantes precisam alugar barcos para explorar os pontos turísticos, mas atenção: motores barulhentos são proibidos. Segundo os locais, o som mais alto que os turistas e locais ouvem por lá são o nadar e grasnar dos patos.
Leia também:
Maastricht, na Holanda, ganha novo bicicletário subterrâneo
Na Holanda, uma passarela que se move conforme a maré
Por que Amsterdã é tão boa para bicicletas? Cinco razões explicam