A quantidade de panes no Metrô de São Paulo subiu 29% em 2017, em comparação com o ano anterior, segundo reportagem da GloboNews, via Lei de Acesso à Informação.
Houve avanço de 82 para 106 panes nas cinco linhas públicas, que são administradas pelo Metrô. Somente a Linha 1-Azul, totalmente fechada anteontem por um problema elétrico, foi responsável por 62% desse aumento. Os casos saltaram de 21 para 36.
No entanto, a Linha 5-Lilás, com 29 panes em 2017, contra só quatro em 2016, é a campeã no acréscimo. A Linha 3-Vermelha conseguiu diminuir em 31% o número de falhas, caindo de 32 a 22. A Linha 2-Verde reduziu de 23 para 18 e a Linha 15-Prata caiu de duas para uma pane.
Anteontem, em plena aniversário de 50 anos do Metrô, a Linha 1-Azul ficou paralisada, sem energia, durante duas horas. O problema afetou a circulação das linhas 2-Verde e 3-Vermelha.
Segundo o metrô, as panes são as "ocorrências notáveis". "Uma ocorrência é classificada como notável dependendo da hora, local, grau de transtornos ao usuário e que tenham um atraso na circulação dos trens igual ou superior a 5 minutos além do intervalo programado", afirma a companhia.
A Linha 1-Azul é a segunda a transportar o maior número de passageiros do sistema metroviário da capital paulista: 407 milhões de pessoas em 2017, ficando atrás só da Linha 3-Vermelha, com 419 milhões de passageiros no ano passado.
Leia também:
Em dia de aniversário, falha elétrica para metrô de SP
Metrô de SP abrirá seis novas estações nesta semana
Nos 50 anos do Metrô de SP, uma visita ao plano de 1906
Linha 15-Prata do Metrô: edital de concessão é autorizado