Política eficiente de transporte sustentável é prioridade na cidade de Denver - USA

No início de Novembro deste ano, chefiei a 3a Delegação técnica de desenvolvimento e mobilidade urbana nos EUA

Notícias
 

 |  Autor: Mobilidade Sustentável  |  Postado em: 05 de dezembro de 2011

Sistemas de ônibus hibridos gratuítos

Sistemas de ônibus hibridos gratuítos

créditos: http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2

 Estivemos na ONU, na prefeitura de NY, na MTA ( Metropolitan Transport Authority), Prefeituras Metropolitanas, Escritórios de urbanismos responsáveis pelo desenvoilvimento dos novos projetos do World Trade Center, Prefeitos e Secretários de desenvolvimento urbano e Transportes. Visitamos a prefeitura da cidade de Washington DC, Arlington County, Boulder e Denver no Estado do Colorado.


Aos poucos irei publicar os projetos que visitamos e as estratégias de desenvolvimento que as cidades estão buscando através de um transporte mais sustentável e eficiente.


Denver tem investido em sistemas de transportes mais limpos e eficientes, não apenas investindo na melhoria da sua infraestrutura na ordem de US$ 7 bilhões como tem desistimulado o uso do transporte individual através de políticas públicas voltadas para o transporte coletivo e do transporte não motorizado.

 

É preciso ter coragem para  transpormar a principal via arterial ( corta todo o centro de Denver) em via para pedestres e ônibus hibridos e gratuítos, o resultado foi que a avenida se tornou um grande Shopping a céu aberto, onde as pessoas caminham livremente pela cidade e tem acesso a transporte público de qualidade e gratuíto, ainda assim as pessoas preferem caminhar ao longo da avenida.


Denver também tem desenvolvido programas de desenvolvimento urbano ao longo das Fast Tracks (corredores expressos de metrô, trem e ônibus) que eles chamam de Denver Livebility.


Denver Planeja a sua mobilidade através do conceito de desenvolvimento urbano e do TOD ( Desenvolvimento de transporte público orientado para a comunidade), a prioridade  da cidade é que a comunidade tenha acesso a transporte público isso significa transporte coletivo e individual não motorizado e uma política agressiva para desestimular o uso do transporte individual. Trata-se de uma estragégia coordenada para trazer maior quantidade de opções para a comunidade.


16Th Street


Denver transformou a 16th street numa via apenas para ônibus hibrido  gratuítos e para pedestres, a via corta todo o centro de Denver é faz a conexão com outros sistemas de transportes expressos tais como a rede de Metrô, Trens e ônibus, o local é a área financeira de Denver e agora é um imenso shopping a céu aberto, tendo sido totalmente revitalizado.


 

Ciclofaixas

Ciclofaixas

créditos: http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2

Transportes não Motorizados


Denver começou a desestimular o uso de transportes Individuais, compartilhando as vias com outros meios de transportes não motorizados, diminuindo as eareas de estacionamentos e integrando diversos meios de transportes, ágeis e dinâmicos.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário