O primeiro dia de fiscalização para que os condutores respeitem a faixa do pedestre resultou em 21 multas em Campo Grande. Conforme o balanço da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), cinco estacionaram em cima da faixa e dois motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhida por ameaçar o pedestre.
Ou seja, os condutores pararam os veículos, mas aceleraram, intimidando osm transeuntes. Conforme o artigo 170 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir ameaçando os pedestres é punido com recolhimento da CNH. O documento é encaminhado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que determina o prazo de suspensão.
Nestes casos, os condutores ainda recebem, além da pena administrativa, a punição destinada aos que deixam de dar preferência ao pedestre: sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54 pela infração gravíssima.
A campanha educativa para que o pedestre passe a ter vez no trânsito de Campo Grande foi realizada entre 10 e 30 de novembro. Desde ontem, os motoristas infratores são punidos com multa. Nos locais sem sinalização, a preferência é do pedestre, contudo, ele sempre deve passar pela faixa. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.