Liga Peatonal do México lança o Manual do Caminho Escolar

Vencedor em desafio internacional, projeto voltado à infância mostra problemas de caminhabilidade e os riscos do trânsito em vias do entorno escolar na Cidade do México

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Fonte: ANTP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de fevereiro de 2018

Crianças pintam faixa de travessia no projeto do M

Crianças pintam faixa de travessia no projeto do México

créditos: Liga Peatonal

Vencedor no final de 2017 do “Desafio Urban95”, proposto pela Fundação Bernard van Leer, o projeto 'Recetario de Participación Ciudadana de Caminito de la Escuela' foi desenvolvido pela Liga Peatonal do México e selecionado entre mais de uma centena de propostas apresentadas de vários países.

 

O projeto de manual apresenta propostas de soluções a um problema cotidiano na Cidade do México, e de resto em várias localidades em todo o mundo: o alto risco produzido pelo tráfego nas vias urbanas e os acidentes viários no caminho para a escola envolvendo crianças entre 1 e 12 anos de idade.

 

O enfoque do projeto ilustra uma das ideias em que se baseia a “Estratégia Urban95” da Fundação Bernard van Leer: investir na primeira infância melhor o ambiente urbano de toda a população.

 

Segundo Michael Feigelson, Diretor Executivo da Fundação Bernard van Leer, o projeto reúne três prioridades: a coleta e mostra de dados em um mapa para que os pais possam ver claramente os problemas nos caminhos para a escola, a avaliação feita pelos pais do entorno escolar, e o envolvimento das autoridades locais nas propostas para melhorar estas áreas urbanas.

 

Para este trabalho, a equipe da Liga Peatonal realizou uma auditoria de caminhabilidade dos entornos escolares, por meio da avaliação da segurança viária nas áreas escolhidas. Munidos de questionários, grupos de pesquisadores dirigiram-se a pontos determinados com o objetivo de conhecer e entender as zonas de risco nas ruas próximas às escolas e mapear todos os problemas. Caminhadas fotográficas documentaram as condições de caminhabilidade, situação das calçadas, falhas na sinalização etc. Foram realizadas ainda diversas atividades nas ruas com os próprios alunos e, ao final, a sistematização das informações com recomendações técnicas à comunidade e às autoridades públicas.

 

Crianças participam de caminhada fotográfica na Cidade do México. Foto: Liga Peatonal

 

Clique aqui para ver este estudo na íntegra. 


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