Na próxima segunda-feira (19), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realiza uma audiência pública sobre as políticas de mobilidade e segurança no trânsito. O foco do debate é a mobilidade ativa (ou não motorizada), e o objetivo é alertar o poder público para ações que garantam a segurança de pedestres e ciclistas nas vias das cidades.
O pedido de realização da audiência é do vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), a partir de sugestão da ONG Rodas da Paz, que desde 2003 promove a mobilidade sustentável. A reunião está marcada para às 9h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Anexo 2 do Senado.
Para participar da audiência, foram convidados Bruno Meireles Leite, coordenador geral da Rodas da Paz; Milvo Rossarola, da UCB (União dos Ciclistas do Brasil); Paulo César, professor da UnB (Universidade de Brasília); Maurício José Alves Pereira, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito); e Martha Martorelli, representante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério da Cidades.
A discussão tem caráter interativo, com possibilidade de participação popular. Perguntas e/ou comentários podem ser encaminhados para:
Portal e-Cidadania
Site da audiência pública
Ou ligue para o Alô Senado, no número 0800 612211
Leia também:
É correto multar pedestres e ciclistas?
Ciclistas e pedestres puxam alta de mortes no trânsito de SP
Dever cidadão: solicitações de melhoria na mobilidade
Estudos sobre segurança viária buscam diminuir acidentes no país