No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) promoverão a “Maratona Diária pela Vida”. Também organizam o evento o Instituto Cidade em Movimento (IVM), o Caronetas e URb-i: Urban Ideas.
A iniciativa acontecerá das 11h às 17h desta quinta-feira no complexo do Hospital das Clínicas, localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 255, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade no local.
O ponto escolhido pelos organizadores dá acesso a oito institutos do complexo HC e a circulação de pedestres e ambulâncias por ali ultrapassa um milhão e meio de pessoas por ano. Desse total, boa parte do movimento é de pessoas com mobilidade reduzida.
Programação
Entre 11h e 15h, a atividade Vida sobre Rodas convidará os pedestres a saírem com cadeira de rodas da estação Clínicas do metrô e percorrerem pelo complexo HC. Entre 11h e 12h, haverá a apresentação da banda musical composta por pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro; das 12h às 15h, serão ministradas aulas de ginástica postural e haverá circuito de atividades físicas com fisioterapeutas e profissionais do condicionamento físico da Rede e às 15h haverá um desfile do bloco de carnaval.
Ao longo do evento, serão ministradas palestras, oficina de pintura com a boca e os pés, além de estarem disponíveis trenzinhos, handbikes e bicicletas-família para todos os participantes.
Os presentes também poderão fazer o Tour HC, uma visita guiada pelo complexo hospitalar.
Durante as atividades, o fluxo de veículos será restrito apenas às ambulâncias. As vagas de estacionamento se tornarão espaços de convívio e de atividades para as pessoas e parte da rua será usada como uma ampliação das calçadas, tornando-as maiores e confortáveis.
A programação completa pode ser conferida no site: https://viradadamobilidade.com.br/
A ideia do evento surgiu na Virada da Mobilidade de 2017, após a exibição do documentário (Dis)Mobilidade Urbana, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Faculdade de Medicina da USP. O filme mostra os problemas enfrentados por quem circula pela Dr. Enéas.
Leia também:
A difícil locomoção na região do Hospital das Clínicas, em S. Paulo
Relatório Estatístico de Segurança Viária - Pedestres
CadêMinhaCalçada? Intervenção urbana cobra passeios em Maceió
Prefeito de São Paulo sanciona Estatuto do Pedestre