Car@s amig@s,
Nesta semana encerramos nossas atividades em 2017, ano difícil, amargo, duro de mastigar, com raras boas notícias, contra uma miríade de retrocessos. Um exemplo óbvio é a ideia de multar pedestres e ciclistas.
Barbaridades à parte, é inegável que o conceito da mobilidade sustentável ampliou sua presença nas cidades, na mídia e até nas propostas - mais ou menos sinceras - dos agentes públicos. Houve também algumas inovações em aplicativos, lançamentos de novas empresas da área, algumas novas linhas de BRT, alguns raros VLTs, e muitos quilômetros de ciclovias em cidades de todo o Brasil. Calçadas, infelizmente, continuam ao deus-dará.
Aqui entre nós do Mobilize, o ano termina com duas conquistas importantes. Desde novembro, temos um programa na Rádio Trânsito Caçula de Pneus (FM 92.1), de São Paulo, o Boletim Mobilize, que vai ao ar todas as segundas-feiras, durante todo o dia. Os boletins são escritos por Ricky Ribeiro, que manda os programas ao ar com sua voz eletrônica. Talvez um fato inédito no mundo.
O objetivo é falar diretamente ao ouvido do motorista que acompanha diariamente a rádio e levar a esse público "viciado em carro" algumas novas ideias sobre mobilidade, como o uso do transporte público, a carona e, sobretudo, o respeito ao pedestre e ao ciclista. Nesta segunda (11), por exemplo, Ricky fala sobre a redução de poluentes que o metrô propicia ao ar de São Paulo, cerca de 40%, segundo estudos.
Outra vitória importante foi o lançamento do livro Movido pela Mente, da escritora Gisele Mirabai, sobre a vida de Ricky e sua relação íntima com as questões de mobilidade urbana. O livro está à venda no www.mobilize.org.br/livro e em breve estará disponível também numa versão ebook. É um ótimo presente de final de ano.
Desejamos um excelente período de festas aos nossos leitores, colaboradores e parceiros. Voltaremos na segunda semana de janeiro de 2018 com a expectativa de um Ano Novo com muitas boas notícias, ônibus novos, calçadas bem construídas, mais estações de metrô, barcas, bondes e bicicletas. E uma vida mais feliz :-)
Equipe Mobilize Brasil
Dezembro de 2017