Para impedir os roubos nos bicicletários dos terminais de ônibus, a São Paulo Transportes (SPTrans) implantou novo sistema de acesso para aumentar o controle e garantir a segurança das bikes. O novo sistema, que está em operação nos terminais de ônibus Amaral Gurgel, Campo Limpo e Cidade Tiradentes, será adotado em todos os 28 terminais da cidade.
As bicicletas serão estacionadas apenas pelo controlador de acesso ao bicicletário para impedir a circulação de terceiros no local.
Nos terminais, os ciclistas farão um cadastro, informando o nome completo, telefone e um endereço de e-mail. Também será necessária a apresentação de um documento com foto e levar um cadeado.
Os usuários passam a receber dois cartões, um fica na bicicleta enquanto estiver estacionada no terminal e outro em poder do próprio ciclista. Quando for retirar a bike, será preciso a apresentação do cartão e de um documento com foto.
Ao todo, a SPTrans disponibiliza 2002 vagas nos 28 terminais de ônibus municipais e nas sete estações do expresso Tiradentes.
Nos três bicicletários em que o cadastro já foi implantado funcionam associados a um modal que tem como objetivo fazer a integração entre a bike e os ônibus, melhorando a mobilidade urbana. O bicicletário do terminal Amaral Gurgel tem capacidade para 41 bicicletas, Tiradentes tem 148 vagas e Campo Limpo possui 64 vagas.
Bicicletário do Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste). Foto: Divulgação SPTrans
Leia também:
Único bicicletário municipal do Grande ABC está abandonado
Mortes de ciclistas no trânsito de SP aumentam 75% em 2017
Novo sistema de bikes públicas deve iniciar já no próximo semestre
Estação Suzano, na Grande SP, ganha o maior bicicletário da CPTM