Tem uma boa ideia, que possa gerar uma 'microrrevolução' na mobilidade urbana de Porto Alegre? A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão selecionando essas ideias por meio do Desafio Microrrevoluções Urbanas, que recebe inscrições até o próximo dia 20.
A iniciativa, liderada pela coordenação de educação e para mobilidade da EPTC, pretende promover o debate sobre o tema, buscando contribuições e ideias que ajudem na inovação do setor, de modo a resolver problemas de mobilidade da cidade.
Podem participar do concurso equipes de alunos de instituições de ensino superior, sem limitação no número de trabalhos a serem inscritos por cada concorrente.
Além dos projetos – em vídeo, áudio, textos, objetos etc. – as equipes participantes devem enviar um relatório descrevendo a solução ou ideia proposta.
Inscrições
Os projetos devem ser enviados a Coordenação de Educação para Mobilidade - EPTC, na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, CEP 90160-181, em envelope ou pacote fechado, com os dizeres “Desafio Microrrevoluções Urbanas”. Ou via e-mail ao endereço projetouniversidades@eptc.prefpoa.com.br ou projetoeptcensinosuperior@gmail.com, com o assunto “Desafio Microrrevoluções Urbanas”.
O desafio 2017 está dividido em quatro eixos:
- Segurança e Mobilidade: abrangendo questões comportamentais, como a utilização de substâncias psicoativas, e segurança viária em geral;
- Tecnologia e Mobilidade: com foco no pedestre, no transporte coletivo, nas bicicletas e no transporte individual;
- Espaços Públicos e Mobilidade: abrangendo os conceitos de cidade para pessoas, de direito à cidade, mobilidade sustentável;
- Políticas Públicas de Mobilidade: com foco em propostas de planos, ações e diretrizes locais, baseadas na política nacional de mobilidade urbana e na integração regional.
Nos projetos, os usuários devem ser os protagonistas do sistema de circulação, visando à construção de um novo cenário para a mobilidade nas cidades. Com ideias simples e viáveis, o concurso busca saídas efetivas para problemas cotidianos de mobilidade urbana que Porto Alegre, como milhares de cidades, enfrenta.
Confira o edital do Desafio Microrrevoluções Urbanas aqui.
Leia também:
Sinalização horizontal de Porto Alegre recebe premiação
Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros
Chineses querem concessão de empresa pública para ampliar aeromóvel