Aplicativo permite que usuário avalie o transporte no Rio

Lançado agora na cidade do RJ, MoveCidade é uma ferramenta que apoia passageiros no registro de reclamações sobre o serviço de ônibus, trens, barcas e até em ciclovias

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Fonte: Agência Brasil EBC  |  Autor: Agência Brasil  |  Postado em: 02 de outubro de 2017

Passageiros já podem registrar queixas por app do

Passageiros no RJ já podem registrar queixas por app do Idec

créditos: Tânia Rêgo/ABr

Quem usa transporte público na cidade do Rio de Janeiro ou mesmo usa uma bicicleta para chegar a seu destino já pode avaliar os serviços e as ciclovias por meio do aplicativo para celular MoveCidade, lançado na semana passada na capital carioca. 

Com linguagem e apresentação simples, o objetivo é verificar como está o funcionamento dos meios de transporte e gerar dados para cobrar melhorias das concessionárias e dos governos.

Desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a ferramenta já havia sido lançada antes em São Paulo (2016) e Belo Horizonte, também na última semana.

Como funciona
Disponível para o download pelo Sistema Android e iOS, o MoveCidade permite ao usuário relatar problemas que encontra nas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, no metrô, no sistema de bicicletas compartilhadas, em trens, barcas e no VLT, por exemplo. 

Um menu variado é apresentado ao usuário, com questões sobre limpeza, segurança, pontualidade, cortesia do motorista e acessibilidade do meio de transporte. A pessoa deve dar uma pontuação, que varia de uma a cinco estrelas, na própria tela do aplicativo. O passageiro faz a avaliação e cabe ao Idec dar publicidade aos dados. 

Além das perguntas básicas, é oferecido um questionário detalhado, que permite dar notas para a velocidade dos veículos, as condições das ciclovias e até para o tempo de conexão entre os modais utilizados. 

No caso do metrô, trens e das barcas, há perguntas também sobre a facilidade de levar a bicicleta nos vagões e a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ranking
Com base nos dados coletados, o Idec cria um ranking de linhas, estações e estruturas relacionadas que podem ser comparadas. 

O coordenador de mobilidade do Instituto, Rafael Calabria, explica que a proposta é enviar um relatório anual completo, detalhado, aos prestadores de serviços e autoridades, como forma de reivindicar investimentos em mobilidade. “Esporadicamente, lançaremos outros relatórios temáticos, por exemplo, sobre a visão da mulher no transporte, balanço específico de trem ou de metrô”.

Insatisfação
A proposta do Idec é que o aplicativo seja uma forma menos complicada para o usuário avaliar o transporte público. 

Na cidade do Rio, já existem sistemas em que os passageiros podem fazer reclamações. Porém, os usuários afirmam que esses sistemas exigem muitos dados ou não respondem às demandas.

Os passageiros podem fazer as reclamações por meio do número 1746, no site, aplicativo ou por ligação telefônica. Porém, vários passageiros reclamam que já usaram o serviço e não obtiveram resposta.

Outro sistema criado para ouvir passageiros, o Fale Ônibus, administrado pelas próprias empresas, a reclamação dos passageiros é que, pela internet ou por telefone, são cobrados dados que o usuário não tem à mão, como o número do ônibus, e não somente a linha e o horário. 

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