O horário de funcionamento do metrô de Belo Horizonte é ampliado em uma hora a partir desta segunda-feira (4). Com isso, o fechamento passa das 23h para 0h. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a medida é implementada em caráter experimental até o dia 30 de setembro, a fim de avaliar a viabilidade da ação de forma permanente.
Também nesta segunda voltam a circular os trens com oito composições, que permitem transportar mais passageiros. Eles e vão circular das 6h às 9h e das 17h às 19h30. Segundo a CBTU, a inserção dos veículos com oito carros é definitiva.
A iniciativa é para ampliar a oferta de lugares no metrô e alavancar a capacidade de transporte da operadora nos horários de pico. O objetivo é levar mais conforto, rapidez e economia para os cerca de 60 milhões de usuários que utilizam o metrô, anualmente.
Durante a fase de testes, a empresa realiza estudos experimentais que permitirão avaliar aspectos como demanda, custos adicionais, intervalos entre viagens, segurança operacional, adequações necessárias nas rotinas de manutenção e operação, entre outras medidas.
Leia também:
Movimentos de BH cobram participação popular na auditoria do transporte
Aumenta o número de passageiros dos sistemas sobre trilhos no país
Apenas 27% da população de BH mora perto do metrô ou do Move