A nova ponte mais longa de Nova York, a Tappan Zee, foi aberta ao público na sexta-feira (25) da semana passada. Após quatro anos de construção e US$ 4 bilhões, a primeira das duas estruturas gêmeas de dois vãos suspensos por cabos foi aberta a automóveis, ciclistas e pedestres.
Renomeada após o falecimento de Mario M. Cuomo (pai do atual governador, que também foi governador do estado de NY), a ponte de 5 km substitui a antiga ponte treliçada de aço de 61 anos, construída em um dos pontos mais largos do rio Hudson, conectando a cidade aos condados de Rockland e Westchester.
O projeto se estrutura em oito torres inclinadas de concreto com 217 m de altura, que ancoram os 192 cabos de suporte do tabuleiro principal da ponte. A estimativa é que por lá passem 140 mil veículos diariamente.
Quando estiver completa, a nova ponte contará com oito pistas de tráfego comum com outras quatro pistas adicionais de acostamento e para o fluxo de veículos de emergência. O governo estima que parte das pistas possam futuramente servir à passagem de um BRT (Bus Rapid Transit) ou linhas de trens urbanos. Também estão incluídos no projeto final uma ciclovia e um passeio para pedestres.
Desenho da ponte, com ciclistas e pedestres. Imagem: NY Thruway Authority/Divulgação
Perspectiva artística da ponte, com passeio de pedestres. Imagem: NY Thruway Authority/Divulgação
Segundo o governo, o projeto está cumprindo o cronograma de obras e seu custo se aproxima de US$ 1 bilhão a menos do que a previsão inicial. A ponte leste continua em construção e tem conclusão prevista para 2018.
Para saber mais, acesse aqui o site da ponte.
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