Há cem anos o Brasil já usava carros elétricos

Em 1907 caminhões movidos a bateria eram utilizados em São Paulo e Rio. A iniciativa foi de uma companhia de eletricidade, a canadense Light & Power

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa*/Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de agosto de 2017

Há cem anos o Brasil já usava carros elétricos

Caminhão elétrico usado pela Light por volta de 1907

créditos: Centro de Memória da Eletricidade


Caminhões elétricos circulavam por várias cidades do mundo. Alguns funcionaram até os anos 1950, mas foram banidos pela falta de investimento para a evolução tecnológica.


Antes de ser jornalista, fui técnico de eletricidade. Boa parte dessa fase  - cerca de dez anos - passei na Light, onde elaborava projetos de expansão das redes de distribuição de energia. Por volta de 1978, fui acompanhar uma equipe nas Oficinas Gerais do Cambuci, em São Paulo, que era uma espécie de central de serviços, materiais e manutenção da companhia.


E foi lá que eu vi um dos primeiros veículos elétricos da história: era uma caminhoneta, um calhambeque velhinho, sujo, surrado. Estranhei a quantidade de baterias sob a carroceria até que um veterano me contou que se tratava de um caminhão elétrico "que havia sido usado para o transporte interno nas oficinas".


São Paulo não tem mais Light nem as Oficinas do Cambuci, que foram demolidas, aguardando edifícios residenciais que virão. E nunca mais ouvi falar do tal caminhãozinho.


Ontem, pesquisando sobre o 13º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, evento que acontece em setembro, arrisquei uma "googlada" e descobri foto e identidade da relíquia, que agora está em exposição no Centro Memória da Eletricidade, um museu mantido pela Light no Rio de Janeiro. 


Quatro motores e dez baterias
Era um caminhão fabricado em 1907 pela Comercial Truck Co of America, que serviu para os serviços de reparo e apoio à rede elétrica da Light entre 1918 e 1924, diz a informação registrada pelo museu. O modelo era movido a quatro motores elétricos montados diretamente sobre as rodas e alimentado por dez baterias chumbo-ácido. Após a estatização, seguida por privatização, anos depois, a companhia restaurou o carrinho para lembrar que foi pioneira em trazer esta tecnologia dos carros elétricos para o Brasil, cem anos atrás.


Informações do site The Old Motor indicam que caminhões elétricos foram produzidos em larga escala até os anos 1930 e que vários deles prestaram serviços de entregas de mercadorias até os anos 1950.  A simplicidade mecânica, baixa manutenção e a facilidade de operação explicam sua difusão e perenidade. Mas a oferta abundante de combustíveis de petróleo e as dificuldades com as baterias (ainda hoje um problema) levaram ao esquecimento dessa alternativa de motorização.


Agora, com materiais mais leves, motores mais eficientes e novidades na tecnologia de armazenamento de energia, os veículos elétricos têm a chance de renascer como a melhor alternativa de mobilidade urbana para o século 21.


Uma nota
: No dia 29 de agosto recebemos uma informação complementar do leitor Silvio Fernando Lima que nos ajuda a reconstituir a história:

"...Este caminhão ficou abandonado até 2004 na Oficina Vieira Fazenda, que nesta época já estava desativada pela Light, e quase virou sucata. Foi salvo por iniciativa de um empregado, que comunicou a importância histórica do veículo à direção da empresa..." Obrigado ao Silvio!

*Marcos de Sousa é editor do Mobilize Brasil




Caminhões elétricos carregados com pneus em Christchurch, Nova Zelândia por volta de 193
Foto: Michelin/Biblioteca Nacional da Nova Zelândia/The Old Motor

 

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