O Governo do Ceará começa hoje (25) a Operação Assistida do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no trecho das estações Borges de Melo (Rodoviária de Fortaleza) a Parangaba.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), não haverá cobrança nessa fase por se tratar de uma Operação Assistida. O sistema funcionará, no período, entre as 8h e 12h, de segunda a sexta-feira. A previsão inicial era de que essa etapa de testes com usuários fosse iniciada em maio passado. A Seinfra é a responsável pela obra, ficando a operação do sistema a cargo da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
As obras do VLT foram iniciadas em 2012, com previsão de término para a Copa do Mundo de 2014 (veja apresentação de 2010), mas foram suspensas em maio daquele ano após a quebra de contrato entre o governo do estado e o consórcio CPE-VLT. Os trabalhos somente foram iniciados um ano depois, em 2015.
O trecho agora entregue ao público, com cerca de 5 km, é o primeiro do VLT a entrar em operação. O VLT de Fortaleza é operado com composições movidas a óleo diesel produzidas pela empresa Bom Sinal, localizada em Barbalha (CE).
Veja imagens do projeto original das estações do VLT Parangaba-Mucuripe, de 2013
Leia também:
Projeto do VLT Parangaba/Mucuripe em Fortaleza
VLT de Fortaleza: marcada nova licitação para retomar obras
VLT no CE começa a operar em caráter experimental em dezembro