A partir do próximo domingo (2), Fortaleza passa a contar com cinco estações do serviço infantil de bicicletas compartilhadas, o Mini Bicicletar. A inauguração será realizada na Praça das Flores, às 8 horas.
A capital do Ceará é a segunda cidade brasileira a receber o sistema infantil - a primeira foi Santos, no litoral paulista, com a rede Bike Kids, inaugurada no final do ano passado. Em Fortaleza, serão cinco estações, que somam 50 bicicletas em diferentes pontos da cidade.
O Mini Bicicletar é destinado a crianças com até 10 anos de idade, peso máximo de 50 kg e altura de até 1m50. Serão ofertadas bicicletas com e sem rodinhas. As primeiras estações estão no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio, na Praça das Flores, na Praça Luiza Távora, no Aterrinho e no Lago Jacarey.
A Unimed Fortaleza, responsável pelo programa, anunciou uma programação para o lançamento do serviço, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Será montado um Mini Mundo, com estrutura diferenciada para que a criança aprenda sobre cidadania e saúde.
Confira a programação completa:
Local: Praça das Flores
Manhã
8h: Cerimônia de Inauguração Mini Bicicletar.
8h30: Show com banda de música com repertório totalmente voltado para crianças
10h: Contação de histórias
Tarde
16h: Show com banda de música com repertório totalmente voltado para crianças
18h: Teatro Infantil
Simultaneamente haverá:
– Pista de educação para o trânsito para crianças com: casinha de mini-habilitação simbólica, para ensinar regras básicas de trânsito e realizar a “provinha de habilitação”.
– Ação de incentivo à alimentação saudável com distribuição de frutinhas decoradas de forma lúdica e divertida.
– Participação especial do Bike Anjo (projeto que ensina crianças e adultos a pedalarem) e outras ações da Prefeitura.
Como usar?
Para utilizar o serviço, um adulto deverá ser responsável pelo cadastro no site/aplicativo do sistema de bicicletas compartilhadas. A retirada e devolução na estação escolhida será realizada de acordo com as mesmas regras do Bicicletar e exigirá a presença de um adulto responsável.
Todas as estações estarão posicionadas em locais públicos e aptos a utilização de forma recreativa para crianças da faixa etária indicada pelo sistema (com idade até 10 anos, com peso máximo de 50 kg e altura máxima de 1m50).
Leia também:
O que Fortaleza está aprendendo com Nova York, Paris e Bogotá
Professora de Florianópolis leva projeto Bicicleta na Escola à Holanda
Cyclobus, o novo veículo escolar da França