Quatro novas estações da Linha 2 do metrô de Salvador entraram em operação na manhã desta terça-feira (23). São elas: estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu. Com o novo trecho, a Linha 2 passa a ter 8,3 km, e o tempo total de viagem será pecorrido em 12 minutos, segundo informa em nota o governo baiano.
Desde dezembro de 2016, quando entrou em operação, a Linha 2 ia do Acesso Norte 2 até a rodoviária da capital baiana. A integração com os ônibus e com a Linha 1 do metrô, que liga a Estação Pirajá à Lapa, vinha sendo feita até então apenas na estação Acesso Norte 2. Agora, na estação Pituaçu também permitirá a integração com ônibus.
A maior estação da linha 2 na Avenida Paralela é a Pituaçu, com 12.151 m2 de área total construída. A estação Pituaçu terá 14 bloqueios e outros dois exclusivos para pessoas com deficiência, quatro escadas rolantes e seis escadas fixas. Junto à estação, está sendo construído o Terminal de Integração Pituaçu, com capacidade para receber 140 ônibus por hora.
Em nota, o governo do estado informa que o metrô da capital baiana transporta hoje 92 mil pessoas por dia e, com as novas estações, deve chegar a 180 mil usuários/dia. Ambas as linhas do metrô baiano funcionam das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana, e a tarifa atualmente sai por R$ 3,60.
Leia também:
Linha 2 do metrô de Salvador começa a funcionar nesta segunda-feira (5)
VLT do Subúrbio de Salvador: aviso de licitação foi divulgado hoje (3)
BRT em Salvador é "solução ultrapassada", afirma arquiteto