Calçada Cilada: campanha detecta 1.600 armadilhas para pedestres

Em 28 dias, ação reuniu fotos de falhas, buracos, obstáculos e até ausência de calçadas em cidades de todo o país. Dados serão levados a prefeitos dos locais mapeados

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de maio de 2017

Campanha detecta 1.600 armadilhas para pedestres

Campanha detecta 1.600 armadilhas para pedestres

créditos: CorridaAmiga/Divulgação

 

Calçada é uma infraestrutura simples, barata e fundamental para a circulação das pessoas em qualquer cidade civilizada. No Brasil, apesar de várias campanhas e iniciativas para melhorar esses passeios, a situação continua muito ruim, segundo os resultados da Campanha Calçada Cilada 2017.

 

Encerrada no último final de semana, a Campanha Calçada Cilada 2017 chega à sua quarta edição com um resultado que revela o descompromisso dos gestores públicos para com o pedestre. A ação foi idealizada pelo Instituto Corrida Amiga com o objetivo central de engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis a pedestres de todas as idades, mesmo aqueles que tenham alguma restrição física.

 

Imagem da campanha Calçada Cilada 2017. Foto: Corrida Amiga

 

Durante todo o mês as pessoas foram chamadas a fiscalizar as calçadas de suas cidades, com prioridade aos locais com grande fluxo de pedestres, perto de escolas, hospitais, terminais de transportes e outros pontos de interesse. 

 

Imagem da campanha Calçada Cilada 2017. Foto: Corrida Amiga

 

Resultados

Em apenas quatro semanas foram realizados 30 eventos de mobilização em várias cidades do Brasil, levando a campanha às ruas. Com isso, foi possível fiscalizar quase 1.600 pontos de calçadas irregulares, inexistentes, obstruídas ou inacessíveis. “Mobilizamos várias cidades nas cinco regiões do país com destaque para o Distrito Federal, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Goiás. Os principais apontamentos, em todas as regiões foram: calçada irregular, falta de acessibilidade e calçada inexistente”,  explica Sílvia Stuchi, do Corrida Amiga.

 

Imagem da campanha Calçada Cilada 2017. Foto: Corrida Amiga

 

O início, em 2014

A campanha Calçada Cilada acontece desde 2014. “O processo começou com 33 imagens de pessoas fazendo careta numa cilada em calçadas e postando nas redes sociais”, lembra Sílvia. “Em 2015 e 2016, passamos a reportar as más condições dos pavimentos utilizando o aplicativo e a plataforma online  Cidadera. Agora em 2017 fechamos a parceria com o app Colab.re, o que nos permitiu fortalecer a ponte ‘prefeitura-sociedade’ e encaminhar muitas das fiscalizações diretamente ao poder público”, completa.

 

Para  ela é necessário jogar luz e destacar permanentemente os problemas com as calçadas “para que tenhamos cidades mais humanas, que garantam o direito de acesso a quem caminha, a integração, a acessibilidade e a segurança para todos, cidadãs e cidadãos”.  Ela avalia que o mapeamento de dados, a mobilização e sensibilização da comunidade, bem como o encaminhamento das fiscalizações ao poder público podem causar impactos e gerar transformações reais. 

 

Quem fiscalizou e o que encontrou

Em relação ao perfil dos participantes, 43% possuem idade entre 30-39 anos; 24% entre 20-29 anos. Destaca-se a participação das pessoas com 50 anos ou mais, em 15%. Sobre a questão de gênero,  53% se declaram mulheres e 45% homens, conforme o gráfico. 

 


Cases Positivos [pós-campanha]

Goiânia 

A campanha foi apresentada na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. A Secretaria de Planejamento Urbano vai incorporar todas as fiscalizações realizadas em seu sistema oficial. Durante a campanha, um conjunto de faixas de pedestres  foi implantado após a fiscalização feita por uma articuladora goianiense.

 

São Carlos (SP)

Após matéria de divulgação na mídia, a prefeitura declarou que aguarda os dados da campanha para que as providências sejam tomadas. Articuladores locais protocolarão o documento com todas as fiscalizações na cidade. 

 

São Paulo

Foram realizadas apresentações da campanha e dos dados preliminares para o vice-prefeito da cidade, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria das Prefeituras Regionais, Secretaria de Transportes e Mobilidade e Prefeitura Regional de Pinheiros. 

 

A Campanha Calçada Cilada tem como parceiros as organizações: ANTP, Bike Anjo, Brasília para Pessoas, Mobilize Brasil, Pé de Igualdade, Soluções para Cidades/ABCP, UCB, Colab, CaminhaRio, Giro Inclusivo/Biomob; Giro Urbano, Genos, Cidadeapé, Grupo de Estudos em Transportes/UFPR; Desvelocidades;  BH em Ciclo; Milalá; MobiRio; Casa fluminense; aPezito; Articulação Goiânia; Articulação Juazeiro do Norte; Canto Cidadão; programa EVV UEG.

 

Mais informações

Corrida Amiga - promovendo o transporte a pé 

Facebook

Instagram 

E-mail: contato@corridaamiga.org  

site: corridaamiga.org  

Telefone: (11) 94155-5993 (Silvia Stuchi) / (11) 99255-2510 (Andrew Oliveira)

 

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Comentários

Irineu Queiroz dos Santos - 13 de Maio de 2017 às 00:41 Positivo 0 Negativo 0

Sempre apreciei caminhadas, mas contrariado com o descaso das administrações em Curitiba, pois em quase toda a cidade as calçadas são EM PARALELEPÍPEDOS do tempo do Império, irregulares e muitas soltas, proibitivas para idosos e mulheres com salto.

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