A partir de domingo (30), o VLT começa a funcionar em horário pleno, das 5h30 às 23h30. Hoje, o transporte circula até às 20h. Com a mudança, as 15 estações do trecho Barreiros-Porto (São Vicente-Santos) vão operar 18 horas diárias, com intervalo máximo de dez minutos entre trens, informa a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.
A ampliação vai beneficiar, principalmente, os estudantes que frequentam as aulas à noite em universidades de Santos e São Vicente. Essa é a última alteração no sistema do VLT, que já tinha ampliado seu horário no último dia 5, quando passou das 7 às 19h para das 5h30 às 20h, em todo o trecho de 11,5 km entre Santos e São Vicente.
Demanda
Em março deste ano, o número de pessoas transportadas pelo VLT saltou de 40 mil iniciais (desde a inauguração em junho de 2016) para mais de 400 mil pessoas ao mês. Diariamente 20 mil passageiros utilizam o VLT e, ao todo, o sistema já transportou mais de dois milhões de usuários. A expectativa é que esse total chegue a 30 mil usuários por dia no segundo semestre deste ano, quando estão previstas as interligações com 37 linhas de ônibus municipais de Santos. A passagem custa R$ 4,05.
Leia também:
VLT de Santos cai no gosto dos usuários e amplia horário de operação
VLT da Baixada Santista (SP): novas fotos
VLT da Baixada Santista começa a funcionar com 14 estações