Começa hoje (19) na Cidade do México, o 6º Fórum Mundial da Bicicleta, evento que reúne organizações, pesquisadores e gestores públicos que trabalham ou são entusiastas do uso da bicicleta nas cidades. O tema desta edição - Cidades feitas a mão - refere-se à retomada das ruas e praças por pedestres e ciclistas neste início de século.
Entre os brasileiros, participam representantes das organizações Corrida Amiga, Cidade Ativa, Transporte Ativo e União dos Ciclistas do Brasil. O Fórum foi criado em Porto Alegre, em 2012, para chamar a atenção depois do atropelamento de um grupo de ciclistas que realizavam uma bicicletada na cidade, e que deixou 17 pessoas feridas. Desde então, países como Colombia, Chile, e agora México, aderiram ao evento, que busca concientizar e impusionar o uso de la bicicleta entre seus cidadãos.
Neste ano a abertura do Fórum coincide com a celebração do Dia Mundial da Bicicleta e dos 200 anos da invenção da Draisiana, a primeira bicicleta, criada pelo barão Karl von Drais, na Alemanha.
A programação começou de manhã, com uma grande bicicletada entre o centro da Cidade do México e o campus da Universidade, sede do encontro internacional. Durante os quatro dias do evento serão realizadas atividades de cinema, teatro, música, além de uma série de palestras e oficinas sobre o ciclismo urbano. Atividades de lazer e esporte também estão programadas em toda a região da capital mexicana, abertas a toda a população local.
Clique no banner e veja a programação do Fórum:
Leia também:
Famosas bicicletas do exército suíço fazem 125 anos
Dezenove de abril é o Dia Mundial da Bicicleta
1º Fórum Mundial da Bicicleta
Ciclistas correm risco nas Marginais de SP