Um aplicativo que mapeia prédios, bares e restaurantes acessíveis foi o único brasileiro a entrar para a lista de vencedores da premiação internacional c. No total, 451 projetos foram selecionados e indicados 160 membros da ONU (Organização das Nações Unidas) e 40 aplicativos foram os vencedores.
Batizado 'guiaderodas', o app foi idealizado pelo cadeirante Bruno Mahfuz e pelos seus sócios, Bianca Gualdani e João Marcos Barguil, e premiado na categoria “Inclusão e Empoderamento” por ser visto como uma criação local que tem relevância global.
O usuário do aplicativo precisa preencher um breve questionário para fornecer dados sobre um determinado local. Informações relevantes são altura das mesas, viabilidade de locomoção de uma pessoa com alguma forma de deficiência, existência de rampas e banheiros para cadeirantes.
A plataforma é colaborativa, com isso, o que você preenche pode ser consultado por todos os usuários do guiaderodas. “Cada um que baixa e usa o app, pode ajudar milhões de pessoas do mundo todo, a sair de casa com mais segurança”, diz Mahfuz.
O aplicativo, lançado em fevereiro do ano passado, conta com dados de acessibilidade de 700 cidades em 32 países. O guiaderodas está disponível gratuitamente para Android e iPhone.
Leia também:
App que torna passageiro mais atuante no transporte vence maratona
Leds nas calçadas para alertar os distraídos com o celular
Esperômetro, para não ficar plantado no ponto