Concurso quer revitalizar escadarias do Jardim Ângela em SP

Projetos para o concurso 'Passagens Jardim Ângela', do Instituto Cidade em Movimento, poderão ser inscritos até 10 de maio. Resultado sai em junho

Notícias
 

Fonte: Instituto Cidade em Movimento/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de março de 2017

Escadarias do Jardim Ângela receberão projeto de m

Escadarias do Jardim Ângela receberão projeto de melhoria

créditos: Irene Quintans

 

Um programa internacional já realizado em cidades como Barcelona, Xangai e Toronto, busca agora propostas inovadoras para a revitalização de três passagens de um bairro da periferia de São Paulo, o Jardim Ângela, na zona sul. O objetivo é melhorar a mobilidade local e o acesso à Estrada do M’Boi Mirim, a principal via que serve o bairro. 

 

As inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela” foram abertas em março e vão até 10 de maio. O concurso é uma realização do Instituto Cidade em Movimento (IVM - Institut pour la ville en Mouvement), com sede na França e escritórios na China, Argentina e Brasil. 

 

Um novo olhar

Com cerca de 300 mil habitantes e centenas de escadarias, rampas e vielas, o Jardim Ângela se tornou conhecido pelos altos índices de violência, por estar instalado em área de mananciais, por sua ocupação irregular e a alta demanda por transporte, já que a grande maioria de seus moradores – mais de 80% – trabalha longe da casa.

 

O concurso “Passagens Jardim Ângela” propõe um novo olhar para a região. Ele tem como objetivo a revitalização de três passagens do bairro, a fim de melhorar a qualidade da mobilidade local, de pessoas e bens, e sua integração com a Estrada do M’Boi Mirim, principal eixo de comércio, serviços e conexão com a rede de transportes públicos.

 

Os projetos – para uma, duas ou as três passagens – devem ser inscritos até 10 de maio pelo site www.concurso.cidadeemmovimento.org, onde também é possível consultar o edital do concurso. 

 

Podem participar arquitetos, ativistas, coletivos, ONGs, profissionais e estudantes de todas as carreiras que tenham interesse em problemáticas urbanas, sociais e ambientais. 

 

Os projetos finalistas serão anunciados em maio pelo IVM. No julgamento serão levados em conta alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível. 

 

Os autores participarão de um workshop internacional no Jardim Ângela no início de junho com organizações locais e os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho. 

 

Serviço 

Concurso Passagens Jardim Ângela

Realização: Instituto Cidade em Movimento (IVM) 

Inscrições: 15/3 a 10/5 em www.concurso.cidadeemmovimento.org

Mais informações: www.cidadeemmovimento.org 

 

Leia também:

Escadaria é requalificada no Jardim Ângela, em SP 

Prefeitura de SP recua sobre construção de estação Jardim Ângela do metrô 

Projeto Passagens, uma plataforma para mapear pequenas vias da cidade 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário