Quase um ano após a queda de um trecho de 20 m da ciclovia Tim Maia, a prefeitura do Rio continua na expectativa de reabrir a estrutura. Nesta quinta-feira (16), o secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, afirmou que aguarda a decisão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea), mas que, por ele, a ciclovia já estaria reaberta há muito tempo.
"Se dependesse de mim, estava aberta já no dia 1º de janeiro. O que acontece é que a Justiça determinou que o Crea fizesse uma análise de todas as áreas suspensas da ciclovia e, a partir disso, é que a Prefeitura vai poder, uma vez que aprovada pelo Crea, reabrir a ciclovia. A gente está dependendo da informação do Crea", afirmou Indio.
Ainda de acordo com o secretário, o Conselho pediu 30 dias para terminar a análise. O prazo já está quase no fim e Indio também afirmou que, assim que a decisão estiver pronta, não haverá mais problemas. "A gente vai abrir e passear de bicicleta por lá", completou.
Queda de ciclovia matou duas pessoas
No dia 21 de abril de 2016, um trecho de 20 m da ciclovia Tim Maia, que fica na Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio desabou, matando duas pessoas. O acidente aconteceu pouco mais de três meses após a inauguração da estrutura. Em maio de 2016, a 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio determinou a interdição da ciclovia.
Leia também:
Novo trecho da ciclovia Tim Maia, no RJ, será inaugurado no sábado (3)
Mesmo interditada, ciclovia Tim Maia continua sendo utilizada no Rio
Sequência de equívocos resultou na queda de ciclovia, diz Crea
Luto: duas pessoas morrem em desabamento na "ciclovia mais bonita"