O “E-Bus”, primeiro ônibus do país 100% elétrico movido a energia solar, começa a operar em Florianópolis a partir de 6 de março. Inicialmente o novo transporte realizará quatro viagens diárias entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar do Sapiens Parque, num trajeto de pouco mais de 50 km, ida e volta.
O veículo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC com o objetivo de difundir as vantagens do uso de fontes de energia ecologicamente sustentáveis para o transporte urbano.
Em setembro do ano passado, conforme noticiou o Mobilize, o ônibus solar foi apresentado ao público durante o 12º Salão Latino-americano de Veículos Elétricos, realizado em São Paulo.
“Queremos que esse conceito seja replicado em outros veículos desse porte e categoria", declarou o engenheiro elétrico e pesquisador do Grupo, Lucas Nascimento.
Uma das dificuldades para a implantação da tecnologia ainda é o custo, explicou. "Mas acreditamos que esse custo baixe consideravelmente, caso seja produzido em maior escala”, avalia o pesquisador.
Segundo Nascimento, foram investidos neste primeiro veículo aproximadamente R$ 1 milhão, em recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além das parcerias realizadas com as empresas WEG, Marcopolo, Eletra Bus e as companhias japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.
Autonomia
Com emissão zero de gases poluentes, o E-Bus utiliza 14 baterias de íon-lítio, que podem ser totalmente recarregadas em pouco mais de três horas, proporcionando uma autonomia de 200 km.
A recarga pode ser feita nas próprias estações de células fotovoltaicas existentes na UFSC e no Sapiens Parque, ou na rede elétrica convencional. O ônibus conta ainda com um sistema de recarga rápida, que pode ser feita em 5 minutos, capacitando-o a transitar por mais 11 km.
Outra especificidade do E-Bus é a utilização da chamada frenagem regenerativa ou sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês), que proporciona a recuperação de 30% da força durante o processo de frenagem. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
Além da eficiência energética, ressalta Nascimento, outro conceito incorporado ao modelo foi a chamada mobilidade produtiva. “Como foi idealizado para promover o transporte de estudantes, pesquisadores e funcionários das duas instituições, o E-Bus conta com duas mesas, internet wi-fi e pontos de recarga para notebooks e celulares ao lado de todos os seus 38 assentos, tornando-o uma verdadeira estação de trabalho móvel.”
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