Paris começou nesta semana uma operação experimental com ônibus sem motoristas, ou autônomos. Por enquanto não são exatamente ônibus. Os testes estão sendo conduzidos com veículos elétricos, com capacidade de dez pessoas, e apenas sobre uma ponte que conecta duas estações ferroviárias, as Gares de Lyon e Austerlitz, no centro de cidade. Os veículos usam uma combinação de lasers e câmeras para detectar outros objetos e pessoas ao seu redor.
A chefe da rede de transporte de Paris, Elisabeth Borne, disse que no futuro os ônibus serão usados para conectar casas e estações ferroviárias nos subúrbios. "Nós sonhamos um dia ter ônibus como estes estacionados perto de estações RER que viriam para coletar passageiros sob demanda", completou Elisabeth em entrevista à agência France Presse.
"Os veículos autônomos representam uma revolução para todas as cidades e irão mudar o nosso ambiente urbano e espaços públicos de forma espectacular nos próximos 20 anos", disse o vice-prefeito de Paris, Jean-Louis Missika. em entrevista à tevê AlJazeera. Veja o vídeo.
Leia também:
Transporte público de Beverly Hills terá veículos autônomos
Vagões de trem autônomos podem revolucionar transporte públic
Mercedes-Benz apresenta ônibus autônomo na Holanda