Teve início neste domingo (8) o programa da Prefeitura para a recuperação das calçadas da capital paulista, que busca o apoio e a participação da população nas intervenções.
A primeira ação foi realizada na região do Itaim Paulista, zona leste da cidade, na área compreendida pelas ruas Inocêncio Preto Moreira, Rio Contagem, Timóteo Correia de Góes e Diogo de Gouvêia Osório.
O prefeito João Doria, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Prefeituras Regionais Bruno Covas, participou pessoalmente da ação, ajudando na colocação de guias, na retirada de entulhos e também plantando uma árvore no jardim da EMEI Profª Maria da Conceição Vieira Pereira. “Estamos dando referência para os secretários, para os servidores públicos e principalmente para a população”, disse o prefeito João Doria.
Além da limpeza, corte de mato, conservação do pavimento e instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas, a Prefeitura afirma que fará, com a ajuda dos mutirões, um conjunto de ações dos equipamentos públicos ao redor, como operação cata-bagulho, conservação de áreas verdes e um trabalho de conscientização da população local sobre horários da coleta de lixo.
“Nessa ação do mutirão queremos fazer uma parceria com a população e com a iniciativa privada. A Prefeitura entra com capacitação, a iniciativa privada entra com material e a população entra com a mão de obra. Dessa forma a gente quer envolver as pessoas a ajudarem a resolver o problema de calçadas na cidade de São Paulo”, explicou o vice-prefeito e secretário de Prefeituras Regionais Bruno Covas.
Segundo o governo, o Mutirão Mário Covas – Calçada Nova, como está sendo chamado, será realizado semanalmente, começando da periferia e indo para o centro. Nesta primeira ação do Itaim Paulista trabalharam 64 funcionários de empresas que prestam serviços à gestão municipal e outros 30 funcionários da prefeitura regional de Itaim Paulista.
Leia também:
Fim da multa das calçadas em São Paulo
Calçadas enfrentam falta de padronização e de cuidados
SP arrecadou apenas 1,4% das multas aplicadas pela Lei das Calçadas