Aveiro, uma cidade portuária no centro de Portugal, foi pioneira há 15 anos ao criar o primeiro projeto de bicicletas compartilhadas daquele país, denominado Buga - Bicicleta de Uso Gratuito em Aveiro, que funciona por meio de fichas que devem ser compradas em lojas do sistema.
Nos próximos dias, entre 17 e 19 de novembro, a cidade será palco da conferência "Cientistas pelo Ciclismo" (Scientists for Cycling), evento organizado em parceria pela European Cyclists' Federation, Universidade de Aveiro (UA), Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas (Abimota) e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Bikes compartilhadas em Aveiro têm lojas onde usuários compram fichas para usar o programa. Foto: Divulgação
O encontro contará com 50 palestrantes dos seguintes países: Bélgica, Brasil, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, que debaterão os temas que relacionam o uso da bicicleta a temas relacionados às mudanças climáticas e aquecimento global e políticas públicas nessa área. Também serão debatidos os benefícios da bicicleta para a saúde e a qualidade de vida urbana e nas inovações e crescimento econômico.
Investimento em bicicleta
Portugal é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas. E tem recebido incentivos para desenvolvimentos nessa área. No início de 2016, a União Europeia disponibilizou 5,3 milhões de euros de fundos comunitários para que 10 universidades portuguesas desenvolvessem projetos de incentivo ao uso da bicicleta. Também a Câmara Municipal de Lisboa anunciou, nesse período, um orçamento de 29 milhões de euros para investir em um projeto de compartilhamento de bicicletas.
Leia também:
Brasil e Portugal desenvolvem projeto de mobilidade com carros elétricos
Lisboa planeja ampliar sua rede cicloviária devido ao aumento de ciclistas
Em Portugal, empresa premia funcionários com bicicleta
Cidades precisam "viver sem o carro", afirma premiê de Portugal