A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (9), que vai aumentar em uma hora o tempo no qual a avenida Paulista fica fechada para automóveis aos fins de semana e feriados.
O período, que antes era das 10h às 18h, será das 10h às 19h a partir do próximo domingo (13).
A restrição aos carros compreende o trajeto entre a Praça Osvaldo Cruz, no bairro do Paraíso (zona sul), e a Rua da Consolação (centro).
O trânsito no local será monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que recomenda o uso do transporte público, bem como o trânsito por rotas alternativas para aqueles que tiverem que atravessar a região da avenida Paulista.
Para carros indo no sentido Consolação, a CET sugere trajeto através da avenida Bernardino de Campos, rua Treze de Maio, rua Cincinato Braga, rua São Carlos do Pinhal e rua Antônio Carlos. No sentido oposto (Paraíso), a Companhia recomenda seguir pela alameda Santos.
Rua Aberta
Vitrine da gestão de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, fechar a Paulista para carros faz parte do programa Rua Aberta, oficializado em 25 de junho deste ano. Segundo a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a apropriação dos espaços públicos da cidade.
O fechamento para carros passou por um primeiro teste durante a inauguração da ciclovia que atravessa a região, no final de junho de 2015.
Ao final de agosto do mesmo ano, Haddad disse que passaria a fechar a Paulista em todos os domingos e estendeu a iniciativa aos feriados.
Polêmica, a medida teve 61% de aprovação entre os moradores nas redondezas da Paulista, de acordo com pesquisa Datafolha publicada em fevereiro deste ano.
João Doria Jr. (PSDB), prefeito eleito de São Paulo, afirmou que irá manter a iniciativa do seu antecessor.
Leia também:
Paris e os resultados da 'guerra ao carro'
Paulistano passa, em média, 1 mês e meio por ano preso no trânsito
Prefeitura de SP oficializa abertura da Paulista aos domingos
Paulista Aberta é mais silenciosa e menos poluída, diz estudo