Buenos Aires quer triplicar zona sem carros no centro

Governo portenho apresenta projeto para ampliar das atuais 86 para 315 o número de quadras na região central onde é proibida a circulação de automóveis

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil*  |  Postado em: 08 de novembro de 2016

Área de pedestres e ciclistas diante do Palácio Tr

Área de pedestres e ciclistas diante do Palácio Tribunales

créditos: Reprodução

 

No final de outubro, a prefeitura de Buenos Aires apresentou ao Legislativo um projeto para triplicar a área no centro onde é proibido o trânsito de veículos particulares. Pela proposta, se aprovada, a zona de restrição aos carros passa a abranger um raio de 315 quadras (antes eram 86 quadras). 

 

Segundo o projeto denominado 'Área Ambiental Buenos Aires Centro' fica estabelecido que no período entre 9h e 18h (horário também ampliado pelo projeto) não poderão circular veículos particulares (exceto acesso a carros de moradores) nessa zona, com o objetivo de "desencorajar o uso do automóvel e promover o transporte público e modos alternativos, como a bicicleta".

 

Atualmente, a restrição a carros está em vigor no polígono formado pelas avenidas Rivadavia, De Mayo, Pellegrini, Córdoba e Alem, e no horário das 11h às 16h. Com a ampliação, esta área passa a compreender também as avenidas Independencia, 9 de Julio, Santa Fe e Leandro N. Alem-Paseo Colón, completada pelo entorno de Tribunales, delimitado pelas ruas Montevideo, entre Córdoba e Avenida Rivadavia.

 

"Acreditamos numa cidade em escala humana: com menos carros particulares, mais espaço para os pedestres e na qual as opções de mobilidade sejam a bicicleta e o transporte público", destacou a deputada Cristina García, que apresentou o projeto aos parlamentares.

 

A proposta também foi defendida pela diretora geral de Trânsito e Transporte portenho, María Eva Jokanovic, que disse da intenção do projeto de "reduzir em 60% o número de carros circulantes nessa zona, e assim beneficiar ambientalmente cerca de 50 mil pessoas".

 

A proibição aos carros na área central, defende o texto, vai trazer mais segurança à circulação dos pedestres, favorecerá a diversificação dos usos da via pública, reduzirá a poluição do ar, sonora e visual, garantindo assim uma melhora na qualidade do espaço público, e a redução no tempo de viagem dos passageiros do transporte público.

 

 

*Traduzido e editado por Regina Rocha/Mobilize a partir de matéria do jornal argentino Diario Popular   


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