Ciclistas de Vila Velha (ES) cobram a implantação de um anel cicloviário na cidade, ligando os bairros de Terra Vermelha, Praia da Costa, Cobilândia e Paul. Destes pontos, segundo a proposta, sairiam as ligações radiais para os demais bairros. O projeto integra a campanha Bicicleta nas Eleições, da União de Ciclistas do Brasil (UCB).
O grupo pede ainda campanhas educativas de mobilidade por bicicleta para oferecer segurança ao ciclista e sinalização vertical e horizontal das ruas. Para o grupo também é importante ações de segurança pública contra roubos e furtos de bicicletas.
Outra demanda é a concessão de incentivos fiscais para empresas que promovem o uso da bicicleta como meio de transporte, por exemplo, para empresas com estacionamento para bicicletas ou que instalarem vestiários com chuveiros para o funcionário que trabalha de bicicleta. O grupo sugere também a implantação de sistema de bike-share, como o existente na capital capixaba, o Bike Vitória.
Em sua campanha, o prefeito eleito Max Filho sequer citava a proposta do anel cicloviário. Mas prometia “implantar a Ciclovia do Trabalhador, ligando a Região V [Terra Vermelha] à rede de ciclovias urbanas de Vila Velha”. E falava também em implantar o Bike Vila Velha e em melhorar e ampliar a infraestrutura de áreas preferenciais de mobilidade não motorizada na cidade.
Em 2014 Vila Velha recebeu de ciclistas e cicloativistas o título de “Cidade do Estado que Mais Mata Ciclistas”. A desonrosa homenagem ocorreu em agosto daquele ano após a morte de dois ciclistas em exatas duas semanas.
Veja o Mapa de Ciclorrotas da região de Vitória e Vila Velha
Leia também:
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras
Vila Velha, Serra e Cariacica apresentam ideias para as bicicletas
Bike Vitória: mais seis novas estações