Ao comprar uma bicicleta no México, os consumidores poderão conseguir o retorno de até 25% do valor da compra. Isso porque o Congresso mexicano aprovou, em outubro deste ano, uma série de estímulos fiscais para a mobilidade urbana, como a devolução dos impostos às pessoas que adquirirem uma bike ou motocicleta elétrica.
A nova medida também pretende dar incentivos a quem comprar automóveis elétricos e híbridos, oferecendo deduções de até 250 mil pesos mexicanos (aproximadamente R$ 42 mil).
De acordo com o jornal El País, o objetivo do governo do país é diminuir os índices de contaminação nos grandes centros urbanos, como a Cidade do México, que têm apresentado altos níveis de poluição do ar.
O uso das bicicletas no México tem aumentado nos últimos anos, principalmente nas grandes cidades, onde os governos locais construíram ciclovias e incentivaram os ciclistas.
Nota da redação: No dia 1º de novembro, o jornal Excelsior, do México, publicou notícia esclarecendo que a devolução será válida apenas para empresas e proprietários de empresas. Leia mais
Leia também:
Devolução de impostos na compra de bikes é "ilusão", diz jornal
Prefeitura de SP quer pagar a quem trocar ônibus ou carro por bicicleta
Cidade do México vai pagar trólebus e metrô para quem deixar o carro em casa