A cidade de Melbourne, na Austrália, deve introduzir semáforos inteligentes que dão prioridade aos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT).
A capital e mais populosa cidade do estado de Vitória enfrenta dois problemas: o crescente número de passageiros do transporte público e a piora nos congestionamentos rodoviários. Combinados, estes fenômenos fazem com que a rede de bondes esteja perdendo eficiência, com a velocidade média dos bondes ficando em cerca de 16 km/h.
Em comunicado, a empresa de transportes públicos do estado informa que o número de passageiros em linhas de bonde em Melbourne é 51% maior do que o registrado no início da década de 2000.
Parte desse crescimento decorre do adensamento populacional ao longo das linhas. Desde 2012, mais de um terço das aprovações de construção para novas habitações foram próximas às rotas dos bondes. Esta ocupação, por sua vez, gera um aumento populacional significativo na utilização dos bondes.
Soluções
Duas tecnologias serão testadas para acelerar o serviço. Uma baseia-se em sistema onde o bonde emite sinal ao semáforo para então ter a prioridade. Já a outra usa tecnologia GPS para rastrear a localização de elétricos em relação a outros tipos de tráfego nas vias.
Leia também:
Capital da Austrália terá seu primeiro VLT
Melbourne planeja primeira linha de metrô subterrâneo
Sidney, na Austrália, terá metrô em 2019