A partir de novembro, será aberto um novo trecho do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que vai da estação das barcas, na Praça XV, e vai até a Praça da República. O novo trajeto passará por um período de testes e é preciso que a população que está acostumada a passar por essa região fique atenta.
O novo percurso promete facilitar a circulação de pessoas pelo Centro do Rio e, principalmente, o acesso às barcas. Como aconteceu com o trecho já existente, que vai do Aeroporto Santos Dumont até a Rodoviária Novo Rio, a operação será implantada gradativamente para que os passageiros e pedestres possam se adaptar.
A segunda etapa de construção do VLT, que vai da Gamboa às barcas, já está 93% pronta. Já o trecho que vai da Gamboa até a Central do Brasil só será inaugurado em 2017.
Desde que foi inaugurado, o VLT já transportou 3 milhões de pessoas. O pico de passageiros foi durante os Jogos Olímpico do Rio, com 36 mil pessoas por dia. A média em dias normais é de 20 a 25 mil passageiros. A Guarda Municipal já autuou 483 passageiros, em 31 dias, por não pagar a passagem.
Leia também:
VLT do Rio de Janeiro em operação
VLT do Rio, impressões de primeira viagem
VLT do Rio em plena operação