Bauru é uma cidade da região Noroeste do estado de São Paulo, a cerca de 326 km da capital. A área urbana é pequena, com cerca de 69 km², onde vivem cerca de 350 mil pessoas. Centro de uma macrorregião, a cidade já enfrenta alguns problemas de mobilidade urbana, em função do excesso de automóveis nos horários de pico, o que levou a arquiteta Marília Hidelbrand a abordar o tema em seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Orientada pelo professor Adalberto da Silva Retto Jr., a pesquisa ‘Mobilidade urbana: a construção de um modelo’, procurou comparar a situação viária em Bauru à de algumas localidades nos Estados Unidos e Espanha e gerar um modelo que pudesse ser aplicado a outras cidades brasileiras.
O projeto apresentado para a av. Nações Unidas, principal via de Bauru, buscou lançar as bases de um modelo de mobilidade urbana sustentável, "não através de soluções tecnológicas uniformes, mas certificada na escala territorial, no diagnóstico da diferença local e da inovação baseadas em um conjunto comum de princípios”, afirma a pesquisadora.
Marília Hidelbrand lembra que as cidades convivem diariamente com um verdadeiro caos urbano, provocado especialmente pela hegemonia do transporte individual sobre os meios de transporte massivos, com impactos drásticos sobre o planejamento urbano. "As cidades devem respeitar em primeira instância a escala humana, a qual representa o importante imperativo de planejamento, onde o encontro das pessoas com o ambiente seja privilegiado”, diz.
Leia o trabalho completo em http://issuu.com