Os constrangimentos da mobilidade na metrópole de São Paulo

Artigo busca compreender como a mobilidade no dia a dia de uma metrópole como SP interfere nos deslocamentos e percepções dos usuários dos transportes motorizados - coletivos e individuais. Constatou-se que o tempo perdido nos deslocamentos, relacionado ao aumento da lentidão e diminuição da velocidade no trânsito, ajudam a tornar a mobilidade fator de constrangimento às pessoas que vivem na capital paulista e região.

São Paulo: lentidão e aumento do tempo perdido no

São Paulo: lentidão e tempo perdido no trânsito

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Autor: Ricardo Barbosa da Silva*

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2019

 

A mobilidade cotidiana das pessoas em São Paulo vincula-se cada vez mais à perda de tempo no trânsito, aos imensos congestionamentos e aos transportes coletivos ineficientes e superlotados. Neste estudo, a metodologia multiestratégica utilizada integrou enfoques quantitativos e qualitativos. Na parte quantitativa, o foco foi a Pesquisa Origem-Destino do Metrô de São Paulo - anos 1997 a 2012 - e os relatórios de Volumes e Velocidades da Companhia de Engenharia e Trafego (CET) de São Paulo - 1994 a 2012. Já para a pesquisa qualitativa, o trabalho valeu-se de uma metodologia que abordou dois grupos em especial: de um lado, entrevistou 25 usuários dos transportes coletivos (ônibus, trem e metrô) e 25 usuários dos transportes individuais (motoristas de automóveis e motociclistas). 

 

*Ricardo Barbosa da Silva é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Campus Zona Leste), vinculado ao Instituto das Cidades. É autor de livros e artigos sobre mobilidade e transportes.

Arquivos
Download
Constrangimentos da mobilidade na metrópole de SP
Artigo busca analisar a mobilidade no cotidiano da metrópole e sua interferência nos deslocamentos e percepções de quem está no transporte motorizado. Conclusão: o grande tempo perdido no trânsito faz da mobilidade fator de constrangimento às pessoas

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário