A constatação dos pesquisadores é que o Brasil tem potencial para reduzir seus gastos públicos com transporte urbano nos níveis local, estadual e federal em R$ 1 trilhão até 2050 (valor acumulado). Para tal, o país deve adotar uma combinação de estratégias que promovam a eletrificação veicular, o planejamento de cidades compactas e a substituição modal favorecendo a mobilidade a pé, por bicicleta e em transporte público coletivo.
Além disso, apenas a combinação dessas estratégias - e não uma delas aplicada individualmente - será suficiente para promover, de forma coerente e constante, os compromissos mais amplos do país relacionados à redução de suas emissões de carbono.
A necessidade conjunta de eletrificação e substituição modal ilustra quão importante será, para o Brasil, estabelecer metas ambiciosas de descarbonização nesse importante setor.
Junto ao material que compõe o estudo, o ITDP publicou um texto com recomendações para o governo federal, as cidades e regiões metropolitanas promovam essas estratégias de forma coerente e constante.
Imagem: Ônibus Ligeirinho, em Curitiba. Fonte: Cheng NV/ Getty Images
Veja o estudo aqui no Mobilize. Se preferir, vá direto ao site do ITDP.