Cidades Compactas Eletrificadas: Brasil

Novo estudo do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis) analisou quatro cenários possíveis para o futuro do transporte urbano de passageiros no Brasil: manutenção da conjuntura atual; alta eletrificação; alta substituição modal; e eletrificação + substituição modal.

Capa do estudo: Cidades Compactas Eletrificadas: B

Capa do estudo: Cidades Compactas Eletrificadas: Brasil

créditos: Reprodução

Autor: Lewis Fulton, Iuri Moura, D. Taylor Reich

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Nacional

Ano: 2024

 

A constatação dos pesquisadores é que o Brasil tem potencial para reduzir seus gastos públicos com transporte urbano nos níveis local, estadual e federal em R$ 1 trilhão até 2050 (valor acumulado). Para tal, o país deve adotar uma combinação de estratégias que promovam a eletrificação veicular, o planejamento de cidades compactas e a substituição modal favorecendo a mobilidade a pé, por bicicleta e em transporte público coletivo. 

 

Além disso, apenas a combinação dessas estratégias - e não uma delas aplicada individualmente - será suficiente para promover, de forma coerente e constante, os compromissos mais amplos do país relacionados à redução de suas emissões de carbono. 

 

A necessidade conjunta de eletrificação e substituição modal ilustra quão importante será, para o Brasil, estabelecer metas ambiciosas de descarbonização nesse importante setor.

 

Junto ao material que compõe o estudo, o ITDP publicou um texto com recomendações para o governo federal, as cidades e regiões metropolitanas promovam essas estratégias de forma coerente e constante. 

 

Imagem: Ônibus Ligeirinho, em Curitiba. Fonte: Cheng NV/ Getty Images

 

Veja o estudo aqui no Mobilize. Se preferir, vá direto ao site do ITDP.

 

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Cidades Compactas Eletrificadas: Brasil
Estudo do ITDP e Universidade da Califórnia em Davis sugere ao país combinar estratégias para eletrificação veicular da frota, planejamento de cidades compactas e substituição modal em favor da mobilidade a pé, por bicicleta e em transporte público.

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