Enquanto metodologia consolidada, a Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus vem sendo utilizada por dezenas de cidades brasileiras para a gestão da qualidade com foco nos clientes.
Seus resultados servem de base para o desenvolvimento de ações que promovam um transporte por ônibus com mais qualidade e que atenda às necessidades da população. Entre os benefícios de sua aplicação, estão: a fácil visualização e o entendimento dos resultados; o conhecimento detalhado da satisfação e das necessidades dos clientes, bem como de aspectos específicos que necessitam de melhorias; a possibilidade de dar voz aos clientes e traduzi-la em indicadores mensuráveis para a gestão do transporte coletivo; e a adoção de um padrão de pesquisa de satisfação que torna possível a troca de informações e experiências entre cidades, de modo a gerar um ciclo virtuoso de qualificação do serviço.
A pesquisa é flexível para que cidades de portes e necessidades variados possam aplicar a ferramenta. A versão atualizada, de 2024, conta com dois formatos: presencial e on-line. Mais de 40 vezes esta pesquisa foi aplicada em sistemas de transporte coletivo por ônibus em todo o Brasil.
Acesse o arquivo pdf deste manual no Mobilize, em Estudos. Ou diretamente aqui, no site do WRI Brasil.